Renovação da minha promessa de caminheira...

...Velada de Armas...

A minha promessa de caminheira…

Antes de falar desta promessa, gostava explicar o que é o escutismo para mim… cada um sente o escutismo á sua maneira, não acredito que possa haver em algum agrupamento alguém que não goste de ser escuteiro, embora acredito que possa haver alguém que não saiba o que é o escutismo. Este ano que passou, fiz um desafio a mim mesma, que era conseguir chegar ao final do ano, e saber afinal, o que é o escutismo para mim? Mas antes de dizer qual foi o resultado, peço a todos os que estão aqui, e que se recordam de mim como lobita, se alguma vez imaginavam que eu iria algum dia dizer as palavras que eu vou frisar… se eu mudei, e hoje sou como sou, é graças ao escutismo, tenho a perfeita noção disso.
A resposta foi esta:
o O escutismo é mais do que gostar de estar onde se está, e gostar dos amigos que fazemos.
o É a aproximação entre as pessoas, e ganhar um melhor amigo, tal como eu ganhei.
o É aprender algo de novo e ensiná-lo a alguém…
o É Comer do mesmo prato dos colegas e recordar os momentos divertidos que passámos à noite quando estávamos prestes a dormir.
o É o encontrar algum escuteiro que já conheci à muito tempo e sentir sempre uma sensação de alegria e damos-lhe uma forte canhota.
o É quando nos sentimos em baixo e sabemos que temos sempre um amigo escuteiro que já pronto para nos ouvir e nos mostra o caminho.
o É ver que a cor do lenço, meias e calções vão mudando conforme o uso que tem e sentir-se orgulhoso por ter um uniforme quase sem cor porque sei que com eles passei por muitos sítios e aventuras…
o E bem mais que isso, é sentir o peso da mochila, e sentir o desafio de caminhar para algum lado, e não saber exactamente para onde.
o É estar com os amigos que gostamos e relembrar momentos inesquecíveis que passamos juntos.
o É rir quando temos que rir, é chorar quando temos que chorar, e um problema não incomoda só uma pessoa, mas sim uma equipa toda.
o É estar de roda de uma fogueira cheios de frio e de sono, mas sem vontade para sair de lá.
o É sentir o cheiro puro da natureza que nos traz o desprendimento do dia-a-dia.
o É sentir saudades, só de pensar que daqui uns dias vamos voltar a nossa rotina (casa, trabalho, família e etc).
o É levar uma lágrima no olho quando fazemos a despedida de mais uma actividade.
o E ainda nesse dia é contar aos que estão connosco em casa, como correu a magnifica actividade que passamos, e relembra-la quando estamos deitados antes de dormir.
o É isto que me faz ser escuteira durante estes anos todos, no qual espero continuar durante muitos mais.

E foi nesta promessa, que apreendi a dar valor, e saber ouvir o que sinto. Por isso digo, que foi uma promessa especial…
Não só porque era uma promessa que eu desejava desde o meu primeiro ano escuteira, quando me via de lenço amarelo ao pescoço, e me horrorizava que os chefes e animadores ralhassem comigo, mas desejava ser como eles um dia mais tarde, como também quando já tinha o lenço verde e tive actividades que me marcaram, tal como o explopio, Mondim de Bastos, e etc.. como pioneria, ganhei amigos e um carinho especial pelos chefes, mas ser caminheiro é ser caminheiro … também tenho a noção, que é muito especial porque este lenço foi obtido de uma maneira diferente dos meus irmãos escuteiros, foi num sitio diferente, com pessoas diferentes… mas o mais importante é que com tanta diferença, no mundo novo que eu tive que viver, apreendi a crescer, apreendi a saber exactamente o que é o escutismo e principalmente apreendi a dar valor ao nosso agrupamento… Não é fácil deixar um agrupamento, que já estamos bastante habituados, onde já conhecemos os hábitos e tradições e passar para o outro que não tem nada haver… tudo o que tu pensas que fazes, esta bem feito, para eles estás a fazer a coisa mais estúpida do mundo…sentes-te um pouco sozinha, mas com o tempo habituas-te…
Alias, não estou a dizer que isto tenha sido mau, muito pelo contrário, queria agradecer á chefe Doris e ao Padre João e ao Padre Sérgio, e ao agrupamento que me acolheu, pois foram eles que me proporcionaram esta experiência…
Este lenço tem um sabor diferente, que é impossível explicar, apenas quem o tem ou quem já o teve, pode saber o que é… quando me diziam que a quarta secção, era diferente e era especial, eu olhava para eles ria-me e pensava, o que será que tem assim tão de especial? Sei que não se deve dizer isso, mas pensava, já fiz três promessas, esta é só apenas mais uma, que agora me vai marcar, mas daqui uns anos não me vai dizer assim tanto quanto isso… se calhar o meu sonho de chegar aqui, vai cair em vão, cheguei e pronto, agora este mundo é me completamente indiferente… mas enganei-me…esta secção tem muito que dizer… para vocês novos caminheiros, deixo-vos o desafio de saborearem ao máximo esta vossa caminhada de clã… mas façam-no, com o coração nas mãos, com o entusiasmo de ir sempre mais alem, não ficar parado á espera de ordens… ser caminheiro é assim, ter iniciativa de progredir… mas faze-lo de uma maneira civilizada e honesta, tal como BP o desejava… de nada vale, querermos ser mais e melhores que os outros, só para nos mostrar-mos…ate porque o sabor e as recordações são completamente diferentes, se assim forem feitas…

Um canhota amiga, para todos vós…
Sónia Isidoro

...Dia da promessa, no final do dia, enquanto estava com o Nuno...

Existem momentos que nos fazem recordar de lembranças tão antigas, que julgamos que já não estão na nossa memoria.
quando nos lembramos, aptece-me fechar os ohos, viver o momentos e imaginar que estamos a sonhar. Sorrimos, com alegria dos momentos que vivemos, e por mais que tentemos dize-lo a alguem, parece que a boca não sabe ou nao quer dizê-lo.. rezumindo, é um sonho só nosso, impossivel de explicar, mas sabe tao bem recordar..
Hoje em dia, cada vez tenho mais a certeza que ste contentor de alma, nao serve para mais nada, a não ser guardar tudo o qu passa de bens materiais. Simples memórias, e recordações, valem mais que muito dinheiro e outros bens!
Um simples sorriso, ou uma simples lagrima, no momento indicado, arrasta no nosso pensamento para sempre. E foi isto que se passou na minha velada de armas, da renovação de prmessa. por mais que eu queira explicar, o quanto eu tou apaixonada plos meus irmãos escutas, e pelo movimento escutista em si, e a minha boca, continua a teimar em nao querer falar.. E nos escuteiros é assim... no pricipio estranha-se ms epois entranha-se de uma maneira inesquecivel... atrevo-me mesmo a dizer que se torna numa paixao incuravel...

canhota amiga...

sonia isidoro

Sem comentários: